Pages

11/02/2015

{ meu último livro!

Olá, amores! Recentemente eu terminei de ler o livro Quem é você, Alasca?, do renomado escritor John Green - falei dele nesse post, quem lembra? Bem, eu decidi fazer um post para ele, já que o achei bastante especial. Nunca fiz resenha de livro na minha vida, então não me julguem ou sim. O que vale mesmo é a intenção de dizer a vocês: leiam!



Quem é você, Alasca? conta a visão da vida do adolescente Miles Halter, um garoto que não tem amigos e, com seus pais, decide mudar de escola. Miles tem um hobby, no mínimo, curioso: o de colecionar últimas palavras - literalmente. Ele vai para a Culver Creek, colégio interno numa cidade pacata do Alabama, e acredita que lá encontre o que ele chama de o "Grande Talvez". Pela primeira vez, ele enxerga a possibilidade de ter amigos de verdade e, quem sabe, uma garota.
Tudo começa com Chip, mais conhecido como Coronel, que se apresenta como seu colega de quarto. A partir daí, os amigos de Coronel passam a ser também os de Gordo - apelido irônico dado à Miles. Coronel, Takumi, Lara e Alasca, cada um uma caricatura em forma de palavras. Juntos, eles dividem mais que quartos e amizade: inventam trotes para os "Guerreiros de Dia de Semana", fumam escondido do diretor da escola, se divertem e compartilham suas histórias, mas, principalmente, nos fazem querer mais.


(quem mais aí usa folhinhas e flores como marcadores de páginas? Eu sim, haha \õ/)

Alasca. Bem, talvez ela seja importante, já que tem seu nome no título do livro. Alasca Young é o caos em pessoa e, particularmente, não decidi meus sentimentos por ela. Ela é linda, engraçada, inteligente, justiceira, feminina e feminista, mas ao mesmo tempo extremamente bipolar. O que é intrigante, pois acabava me sentindo bem como o Gordo: confusa, confusa e confusa. Ela gosta dele? Ela o ama? O odeia? Quem é você, afinal, Alasca?
Um romance divertido, com ar adolescente e sendo contado pelo próprio personagem principal só poderia dar certo. Ver a perspectiva de Miles da vida de um jovem adulto, dos primeiros amigos, o primeiro cigarro/porre, o primeiro romance e o primeiro amor, isso tudo foi encantador para mim. E também, acreditem: é o primeiro livro que eu verdadeiramente dou risadas enquanto leio. John sabe mesmo usar as palavras de maneira informal, com gírias e até palavrões - quando necessário, claro. Com um único livro seu, tenho certeza de que ele é um precioso escritor.
Outro detalhe que achei interessante foi a divisória do livro. Está em dias, não em capítulos. Existe o "antes" e o "depois". Mas de quê? O Sr. Green sabe mesmo deixar as pessoas intrigadas. Adorei isso!



A capa tem uma ilustração maravilhosa, mas confesso que não gostei da textura. É meio que aveludada e acaba marcando até as nossas digitais, hm :( As folhas são amarelas - minhas preferidas! - e o livro inteiro contém 229 páginas. A editora é a Martins Fontes e a edição teve algumas falhinhas, mas nada que nos impeça de fazer uma boa leitura.
Lendo a opinião das pessoas, percebi que Quem é você, Alasca? deixou muita gente dividida. Tem a galera que amou e pediu bis e aquele pessoal que achou o pior livro do autor. Como é o meu primeiro livro do John Green, ele não me decepcionou, pelo contrário! Intrigou-me bastante e, como eu disse, me fez rir e marejar os olhos - confesso que não cheguei a chorar. Mas também não é, para mim, o best-seller que foi anunciado - acho que isso subiu à cabeça das pessoas graças À culpa é das estrelas.
O que vocês acharam da resenha, amores? Penso que ficou muuuito longa, já que eu nem gosto de falar, haha! Fiquei com vontade de ler as outras obras do John. Quem aí já leu os livros dele? Alguma indicação para mim? Eu espero que tenha conseguido atiçar a curiosidade de vocês para que leiam Quem é você, Alasca?. Afinal, se gostarem ou não, livros nunca são perda de tempo! E se lerem, me contem! Quero saber suas opiniões e em qual grupo se encaixam (:

"- Às vezes, não entendo você - eu disse.
Ela nem mesmo olhou para mim. Apenas sorriu para a tevê e disse:
- Você nunca me entende. Essa é a graça."

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Eu irei adorar te responder!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...